Com o objectivo de reforçar a presença na Europa e aumentar capacidade para participar em projectos financiados e coordenados pela Comissão Europeia e pelos vários Estados que a integram, a Microsoft inaugurou o seu Centro Europeu de Investigação em Aachen, na Alemanha.



O projecto estava previsto desde o início do ano, mas foi inaugurado oficialmente ontem (dia 26 de Abril) cabendo-lhe conduzir os trabalhos de investigação da empresa americana no continente europeu, quer envolvam entidades públicas e privadas.



Segundo a Microsoft, o trabalho realizado pelo centro cobre as áreas da segurança, web services e privacidade, em três plataformas: empresarial, embedded devices, entretenimento e redes domésticas. O modelo de funcionamento é colaborativo, envolvendo geralmente recursos Microsoft e de parceiros da indústria, explica o comunicado. Este é aliás o modelo serve de base à generalidade dos projectos europeus de investigação coordenados pela CE nos quais a Microsoft tem uma forte presença.



Relativamente a estes trabalhos, o Centro de Investigação Europeu assume todos os projectos em curso no âmbito do Sexto Programa Quadro. Aqui inclui-se investigação na área dos web services para e-saúde, segurança e privacidade, e-learning e tecnologias de rede, com duração prevista até 2006.



O Centro de Investigação localizado na Alemanha conta para já com uma equipa de 12 membros que nos próximos meses aumentará para cerca de 20 pessoas. A nível global a Microsoft conta destinar este ano 6,8 mil milhões de euros para investigação e desenvolvimento.



Notícias Relacionadas:

2002-07-26 - Microsoft aumenta despesas em I&D e pretende recrutar cinco mil novos funcionários

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.