A Microsoft fechou um acordo de 26 milhões de euros com a sul-coreana Daum, pondo termo ao processo antitrust que envolvia as duas empresas. Apesar do entendimento, os reguladores daquele país pretendem prosseguir com a análise das queixas encetadas à Microsoft.

O acordo estabelecido por ambas as partes inclui o pagamento em dinheiro de cerca de 9 milhões de euros da Microsoft à Daum e mais 9 milhões de euros em contractos publicitários, sendo os restantes negócios avaliados também em cerca de 9 milhões de euros.

Em troca, a Daum - um operador de portais que diz ter mais de 55 milhões de utilizadores - prometeu desistir do processo em tribunal iniciado em 2004 contra a Microsoft e retirar as queixas apresentadas já este ano à Fair Trade Commission da Coreia do Sul.

A Daum acusou a Microsoft de incorporar os serviços Instant Messenger e Media Player no sistema operativo do Windows, que corria em quase todos os computadores do mundo, visando eliminar a concorrência.

Apesar do acordo estabelecido entre a Daum e a Microsoft, a KFTC pretende prosseguir com a revisão das alegadas práticas desleais da Microsoft. "A resolução e o acordo que fizemos com a Daum não terá necessariamente nenhum impacto nas investigações da KFTC", revela Oliver Roll, director geral de marketing da Microsoft da região Ásia- Pacifico, à imprensa internacional.

Segundo os analistas, o pagamento poderá aliviar as finanças da Daum, que adquiriu no ano passado a Lycos e tem tido despesas com os esforços de reestruturação do portal dos Estados Unidos.

As empresas anunciaram ainda juntar esforços para desenvolver uma nova parceria.

O acordo com a Daum segue um outro estabelecido entre a Microsoft e a RealNetworks no mês passado. A empresa de Bill Gates acordou pagar 761 milhões de dólares à RealNetworks para pôr termo ao processo antitrust que envolvia as duas empresas naquele mercado.

Notícias Relacionadas:
2005-10-12 - Microsoft paga 761 milhões de dólares à RealNetworks pondo termo a mais um caso antitrust

2005-07-04 - Microsoft paga 775 milhões de dólares à IBM para resolver queixa antitrust