A Microsoft poderá estar interessada em comprar a Adobe. A possibilidade avançada ontem tem animado a imprensa e o mercado de valores mobiliários, provocando a subida dos valores das acções das empresas em várias bolsas mundiais - principalmente as da Adobe que terão subido mais de 11 por cento em Wall Street, reporta esta manhã o Financial Times.

Os rumores começaram depois de o New York Times publicar um artigo onde dava conta de que o presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer, se teria reunido "recentemente" com o CEO da Adobe, Shantanu Naraven, para discutirem uma colaboração mais próxima.
Um dos muitos assuntos sobre a mesa teria sido o domínio da Apple no mercado de smartphones e como poderiam as duas companhias unir-se para fazer frente à empresa de Steve Jobs, o que poderia envolver a aquisição da Adobe pela Microsoft.

Segundo a imprensa internacional a informação terá sido confirmada por duas fontes com conhecimento do encontro que pediram o anonimato por este ser "confidencial". A conversa teve lugar nos escritórios da Adobe, em São Francisco (EUA).

A Bloomberg questionou Steve Ballmer a respeito do assunto. À margem de uma conferência onde se encontrava em Madrid, o CEO da Microsoft não ter comentários a fazer, acrescentando em tom de brincadeira que quando alguém se prepara para fazer alguma coisa não fala no assunto, pelo que a sua postura está "inteiramente" de acordo com o procedimento habitual do CEO.

Apesar de toda a discussão em torno do rumor, meios de comunicação como a C|Net afirmam já que os mercados podem "sossegar" porque as empresas não planeiam fazer negócio. O site especializado diz ter entrado em contacto com "numerosas fontes e ambas as companhias" que afirmam que as especulações não têm qualquer fundamento. A C|Net realça ainda que a Adobe desenvolve muito software para o sistema operativo da Microsoft por isso é expectável que os representantes das empresas tenham encontros.