Um estudo ontem divulgado pela Forrester Research mostra que os norte-americanos estão a perder a confiança nas empresas de tecnologia, adquirindo hábitos de consumo mais ligados ao preço do que à marca do produto. Entre as empresas consideradas mais fiáveis contam-se a Bose, Dell, HP, Sony e Panasonic, enquanto a Gateway, LG, Hitachi, Microsoft e Toshiba se encontram no fundo da tabela da confiança dos norte-americanos.

A erosão da confiança e lealdade com as marcas de tecnologias é atribuída pela Forrester ao surgimento de tecnologias ubíquas que chegam agora ao mercado de consumo onde os utilizadores são mais conscientes do preço e ligam menos ao logótipo da empresa fabricante. A consultora considera no estudo que este é um grande desafio para as empresas de tecnologia que devem agora vender os seus produtos a utilizadores que não são fãs de tecnologia e mostram pouca lealdade às marcas.

Segundo o terceiro inquérito semestral da Forrester, entre 2003 e 2005 só a Apple e a TiVo conseguiram apresentar um crescimento na confiança dos utilizadores, enquanto a Bose mantém um elevadíssimo número de adeptos, sendo que mais de 10 milhões são utilizadores da marca, enquanto mais 17 milhões aspiram a utilizá-la.

“A confiança é uma medida poderosa em relação ao valor da marca e a sua capacidade de manter um preço acima da média ou conduzir os consumidores a um canal de venda directo com maior rentabilidade”, lembra Ted Schadler, vice presidente da Forrester em comunicado, acrescentando que uma diminuição da confiança pode causar erosão da marca e decisões de compra comandadas pelo preço, o que leva a um menor crescimento do mercado.

O estudo da Forrester abrangeu respostas de 4.700 consumidores e avaliou a adesão a 22 das mais conhecidas marcas de tecnologia de consumo e informática nos Estados Unidos.

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