A Milestone é uma empresa de consultaria portuguesa especializada na implementação de sistemas de informação de gestão e acaba de revelar a sua estratégia de expansão no mercado português. Para fazer face ao seu crescimento e desafios futuros, a empresa aproveitou o décimo aniversário (a completar no próximo ano) para fazer um rebranding da marca. Nesse sentido, a empresa explica que a nova identidade reflete a sua continuidade, proximidade e ligação reforçando o seu posicionamento distinguido pela especialização, introduzindo tecnologia e processos de negócio dos seus clientes, com recursos humanos, parceiros e clientes.
Tal como referiu Juliana Ribeiro, gestora de marketing da empresa, o rebranding pretende ainda refletir o crescimento com o foco no digital, apresentando uma imagem mais moderna e atraente. O novo logotipo representa o símbolo do infinito, colocando a empresa numa posição não só para fazer frente aos desafios atuais, mas também com os olhos postos no futuro. Para tal quer ter uma relação mais próxima com os seus clientes e parceiros, de forma a crescer de forma sustentável nos próximos anos.
Miguel Machado, parceiro executivo, salienta que a empresa nasceu como uma startup dedicada a serviços de consultoria e ao longo dos seus nove anos foram sendo adicionadas novas áreas de negócio com velocidades diferentes. Nesse sentido, houve uma necessidade de construir uma plataforma que tivesse a capacidade de agregar e harmonizar todas as áreas, incluindo o social media como uma One Stop Shop. E dessa forma acelerar todas as unidades, sendo que a parte tecnológica seja a menos desenvolvida.
A empresa destaca as parcerias muito importantes como a SAP, que representa 50/60% do valor de negócio da empresa, mas também a Microsoft, a Cisco, a Qlik, a Dell, HP e mais recentemente a Google. A empresa foca-se mais no outsourcing, mas agora pretende responder com soluções internas como o product placement.
O negócio internacional está neste momento mais estável, depois da harmonização, mas Miguel Machado refere que a empresa encontrou mais desafios do que aqueles que esperaria, sobretudo no Perú, onde se desenvolveu mais lentamente. Também tem um escritório na Suíça, referindo que a área internacional representa, para já, 15% do volume de negócios.
A Milestone destaca ainda o próprio reforço interno dos seus recursos humanos, considerado que ao manter o foco nos clientes, tem de garantir que têm os meios e unidades focados na área comercial. A empresa refere que foi alvo de intervenções estruturantes nas áreas financeiras, tesouraria, Enterprise, Perfomance Management, Business Intelligence, recursos humanos, logística e mobilidade, desenvolvimento, administração de sistemas, cloud e segurança.
Ao todo, a consultora conta com mais de 100 empresas a utilizar as suas soluções em Portugal, em diferentes sectores, como a indústria, energia, utilities e serviços. Em 2018, a empresa faturou cerca de 6,5 milhões de euros, projetando um crescimento na média de 20% em 2020. Miguel Machado reforça que a empresa tem uma elevada taxa de retenção de clientes, com os quais desenvolve projetos, entregando atempadamente soluções para as suas solicitações.
Para além da nova imagem corporativa, a empresa apresenta uma nova abordagem comercial assente em cinco pilares principais. A primeira é business operations, no qual pretende acompanhar os clientes na sua transformação digital, seja com a implementação de sistemas SAP, Recursos Humanos ou Logística; o segundo foco é o Performance & Analytics, onde pretende oferecer soluções para que sejam identificados quem pode ter acesso à informação certa em tempo útil na hora das decisões; para o terceiro pilar a empresa aponta o Maintenance & Support que agrega serviços de prevenção, monitorização e manutenção dos sistemas e infraestruturas para que os clientes usufruam da tecnologia na sua máxima performance; o quarto ponto assenta em Infraestructure Solutions, ou seja, ferramentas como a cloud e segurança para suportar a transformação digital dos clientes.
Por fim, na área de Talent Solutions, a empresa tem como objetivo alinhar as suas equipas, formando-as com foco em tecnologia para que apoiem as organizações a transformar o seu negócio, atuando sobre os recursos humanos. Miguel Machado salienta a necessidade de eventos e ações de marketing garantindo recursos para que as equipas se mantenham alinhadas, ou seja analisar os respetivos perfis e colocá-los em equipas distintas. A empresa pretende alinhar o know how dos negócios com o input da equipa com conhecimento tecnológico.
O rebranding e novo posicionamento da empresa obriga à empresa o reforço de 10 novas contrações, que vão juntar-se aos 130 consultores atualmente na empresa. A diversificação é também uma preocupação da Milestone, destacando que 40% da força de trabalho é feminino, incluindo cargos de direção, com uma média de idade de 35 anos. A empresa afirma que a média de retenção de talentos ronda os cinco anos, destacando “a política de partilha de conhecimentos que é tanto dos séniores para os mais jovens, como vice-versa”, segundo Liliana Silva, diretora de recursos humanos. Os seus colaboradores recebem cerca de 3.300 horas dedicados ao treino em diferentes áreas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
SU7 Ultra é o novo carro desportivo da Xiaomi e chega ao mercado em 2025. Preço já foi divulgado -
App do dia
App Abstractly mostra o poder da informação resumida com inteligência artificial -
Site do dia
É esquecido? Faça anotações rápidas em post-its diretamente numa página de internet -
How to TEK
O que é o formato de imagem Webp e como gravar facilmente no computador
Comentários