O projecto nacional Mobi.E vai ser exportado para a China, confirmou hoje o coordenador da iniciativa, mas pode haver mais destinos fora de portas na rota da rede de abastecimento de carros eléctricos "made in Portugal".

As possibilidades foram avançadas por João Dias durante uma conferência sobre Mobilidade Eléctrica, organizada pelo Jornal de Negócios, onde afirmou que o projecto tem despertado um "grande interesse internacional".

Para além de ter sido "o parceiro escolhido para montar o projecto de mobilidade eléctrica em Xangai", há "contactos" com outros países para criar modelos semelhantes no estrangeiro, cita o jornal.

Sem que tenha adiantado nomes dos potenciais interessados, o responsável adiantou apenas ter "boas razões para crer" que serão concretizados "muitos outros" contratos de internacionalização do projecto.

Em território nacional, a empresa está a desenvolver contactos com municípios para aumentar o leque dos 25 que actualmente integram o projecto, sublinhando a importância de aumentar a adesão por parte da procura a uma tendência da qual acredita que Portugal poderá retirar grandes proveitos económicos. Existem "todas as condições" para um acentuar da dinâmica da mobilidade eléctrica, defendeu.

A opinião foi partilhada pelo especialista internacional do sector automóvel Paolo Garella, presente na conferência e entrevistado pelo Negócios. Este consultor internacional do sector automóvel e da mobilidade realçou que o carro eléctrico não é uma "moda" e elogiou o trabalho desenvolvido em Portugal, comparando o Mobi.E ao Facebook.