A MontaVista Software, empresa especializada em Linux para pequenos equipamentos e redes, anunciou a aquisição de duas companhias britânicas dedicadas ao fabrico de software de código aberto para telemóveis e outros dispositivos.



O processo de aquisição baseou-se na compra definitiva da joint-venture MontaVista Limited e da sua afiliada Liberte Software.



Com este negócio, a empresa norte-americana espera alargar as suas acções comerciais no continente europeu para o segmento open-source para pequenos equipamentos, diz um comunicado da organização.



O crescimento das vendas de produtos e serviços neste segmento no mercado europeu foi um dos factores que impulsionou as aquisições, justifica a MonteVista salientando que, desta forma, poderá manter a sua posição dominante no mercado, já que, "cada vez mais se comercializam dispositivos com Linux OS embutido".



Russel Harris, vice-presidente executivo de negócios externos da MonteVista Software, reforça a ideia ao afirmar que "o Linux está presente em telemóveis, infraestruturas de telecomunicações e outras, e começa a ser a plataforma de escolha", deixando "para trás sistemas limitados como "RTOs".



Neste sentido, e para dar fora à aquisição, ambas as empresas vão adoptar o nome MontaVista Software e vão orientar as suas operações de forma a prestar serviços de consultoria para clientes e parceiros da organização em toda a região EMEA, ajudando-os a evangelizar o sistema Linux como sistema operativo preferencial para dispositivos.




Notícias Relacionadas:

2005-10-18 - OSDL promove utilização de Linux em telemóveis

2002-01-31 - OSDL cria grupos de trabalho para integrar Linux nas telecoms e em data centers