Durante este ano, os motores de busca substituirão o email como a aplicação digital mais utilizada, as jovens do sexo feminino vão render-se aos jogos de vídeo e a rádio por assinatura vai registar um forte crescimento. Por outro lado, a televisão móvel irá decepcionar, a adopção da 3G será mais lenta do que o previsto e o "fosso digital" irá aumentar, adianta o estudo "TMT Trends: Predictions, 2006", da Delloite.



Além da tendência para o email ser substituído pelos motores de busca como aplicação mais utilizada - devido à introdução crescente de funcionalidades e à ligação de maior velocidade -, a consultora vê igualmente como tendências para o sector das tecnologias a transformação dos equipamentos/aparelhos em serviços, com a actualização automática proporcionada pela conectividade.



"As actualizações irão abranger todo o tipo de equipamentos/aparelhos desde computadores pessoais e telemóveis, até receptores de GPS, computadores instalados nos automóveis e set-top-boxes, criando uma oportunidade para os fabricantes melhorarem a sua resposta e o seu entendimento das necessidades dos clientes, fornecerem serviços de melhor qualidade e identificarem novas oportunidades de obtenção de receitas", explica a Delloite.



Ainda no sector das tecnologias, o fosso digital deverá aumentar, em vez de diminuir. Na opinião da consultora, os esforços para ultrapassar o fosso digital têm falhado na abordagem dos problemas de base, incluindo os problemas económicos, políticos e sociais. "Os que se encontram no lado menos favorecido do fosso terão cada vez mais desvantagens devido à sua falta de acesso aos media, à Internet, às comunicações electrónicas e à informação", diz num comunicado.



Já na área das telecomunicações a Delloite prevê "um ano frustrante" para o 3G, considerando que as necessidades dos clientes estão a ser satisfeitas pelos standards existentes e que os mesmos tardam em compreender os benefícios da tecnologia e muito menos vêem razão para os pagar. "A 3G vai aumentar o número de assinantes em algumas dezenas de milhões, mas não será o suficiente para compensar as dezenas de milhares de milhões de dólares investidos. A 2G vai continuar a representar a maior parte do crescimento, das receitas e da margem do sector móvel", garante a consultora.



Como tendências para as telecomunicações são igualmente apontadas a "omnipresença da conectividade" e o arranque dos MVNO (Mobile Virtual Network Operators). "Os operadores móveis virtuais irão consolidar a sua presença, aumentando o seu foot-print nos países onde o contexto regulamentar já o permite, e entrando em novos mercados, como por exemplo em Portugal, assim a entidade reguladora o permita e haja capacidade empreendedora", salienta a Delloite.



No sector dos media e entretenimento a televisão móvel será uma "decepção" durante 2006, embora tenha sido promovida como a tão procurada killer application e de estarem
previstos investimentos publicitários e promocionais de dezenas de milhões
de dólares. A Delloite prevê que a aceitação da tecnologia entre os clientes seja "fraca e retardada".



O aumento da popularidade dos jogos de vídeo entre novas audiências e a rádio por assinatura acrescentam-se ao conjunto de tendências apontadas pela Delloite à área dos media e entretenimento.



A consultora diz que a rádio seguirá o caminho percorrido pela televisão, à medida que o seu modelo de negócio evolui, deixando de ser dominada pela publicidade e passando a ser dominada pela subscrição. Segundo a Delloite existem actualmente mais de 12 milhões de assinantes norte-americanos de rádio por satélite, prevendo-se que o mercado registe um crescimento de 35 por cento até ao final da década.



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