A Motorola surpreendeu o mercado ao fechar o segundo trimestre com lucros superiores aos estimados por Wall Street.



Os resultados líquidos da empresa chegaram aos 4 milhões de dólares, o que representa uma subida significativa face aos 28 milhões em prejuízos registados no período homólogo.



Em época de balanço, a fabricante norte-americana anunciou que, entre Abril e Junho, o volume de vendas baixou 7 por cento mas aproximou-se dos 8,1 mil milhões de dólares - deixando para trás os 7,7 mil milhões previstos pelos analistas -, resultantes dos 28,1 milhões de telemóveis vendidos no segundo trimestre.



Contudo, esta unidade viu os seus resultados operativos caírem em 346 milhões de dólares, uma perda que acabou por ser compensada pelas duas outras unidades, nomeadamente a de Redes, que registou resultados na ordem dos 245 milhões de dólares - graças às encomendas de set-top boxes mais avançadas efectuadas pelos operadores - e a de Mobilidade Empresarial, cujos resultados operativos chegaram aos 377 milhões.



A subida inesperada da Motorola reflecte o aumento da procura de equipamentos da marca em todo o mundo e em diversos sectores, um factor que acabou por ser potenciado pelas reduções de custos a que a empresa se submeteu.



Só no último ano, o mau período económico e o aumento dos custos de produção levaram a Motorola a repensar a sua estratégia e a dispensar mais de 10 mil trabalhadores.



Até Setembro, a empresa espera vender mais telemóveis do que aqueles que comercializou no segundo trimestre e prevê que, ao longo deste ano, sejam colocados no mercado 50 novos modelos da marca no mercado, ou seja, mais dez do que aqueles que foram lançados em 2007.



Está também nos planos da fabricante apostar no segmento dos smartphones, que tem vindo a conquistar cada vez mais quota de mercado, principalmente os de ecrã táctil como o iPhone ou o Touch Diamond da HTC.



Notícias Relacionadas:

2008-04-04 - Motorola despede mais 2,6 mil funcionários

2008-03-26 - Motorola divide-se em duas para minimizar perdas nos telemóveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.