A Motorola ganhou uma disputa legal à Microsoft na Alemanha. A acusação era feita pela dona do Windows e alegava que a Motorola infringia uma patente sua que permitia o funcionamento de uma mesma aplicação em diferentes telemóveis, detalha a Reuters.



A tecnologia evita que um programador tenha de escrever código várias vezes para desenvolver uma aplicação se quiser que esta funcione em diferentes dispositivos. O tribunal regional do Mannheim, encarregue de apreciar o caso, considerou que a acusação não tem fundamento.



Recorde-se que ainda no mês passado foi a vez da Microsoft vencer à Motorola, no âmbito de um outro processo judicial, se bem que nos tempos mais recentes estas não foram as únicas disputas legais que opuseram as duas empresas na Alemanha.



A Microsoft venceu nos últimos tempos três disputas de patentes com a Motorola, decisões que obrigaram a Motorola a retirar os produtos que utilizam as tecnologias em questão do mercado alemão.


A Alemanha é aparentemente o mercado europeu preferido pelas multinacionais para "ajustes de contas" deste género, dizem os especialistas que pelo facto da justiça ser rápida e pouco dispendiosa.


A dimensão e o número de consumidores que o país encerra também não serão alheios à preferência pelo país para tentar resolver este tipo de casos.



A Motorola tem em curso os processos judiciais na Alemanha, onde também estão para ser julgados casos da Samsung, da Microsoft ou da Apple. Todos estão relacionados com violação de patentes ligadas às tecnologias móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira