A Consumer Electronic Show pode já ter acabado, mas isso não significa o seu "fim". Um empreendedor norte-americano e cofundador da empresa Lamassu terá despertado o interesse de vários investidores na feira tecnológica ao ter mostrado uma caixa Multibanco de Bitcoins que é feita em Portugal.

A notícia é avançada pelo New York Post num artigo que destaca o facto de esta poder vir a ser primeira máquina da moeda virtual a ser instalada em Nova Iorque, nos EUA.

A publicação refere que o equipamento, avaliado em cinco mil dólares, é desenhado e construído em Portugal. Apesar de a Lamassu não ser portuguesa, a empresa está a fazer a "prospeção" das máquinas no Porto. Ficam duas fotografias que a empresa partilhou do processo de fabrico e montagem dos ATM.

O ATM de Bitcoins acaba por funcionar mais como uma máquina de venda ambulante, já que permite que os utilizadores comprem a moeda digital em várias localizações. As pessoas só precisam de introduzir o dinheiro na máquina que o equivalente em Bitcoins será transferido para a carteira digital.

A máquina lê um código QR, parecido com um código de barras, gerado pelo telemóvel, para saber o endereço da carteira digital do utilizador.

Segundo informação disponível na página da Lamassu, a máquina pode ser instalada em diferentes territórios já que aceita mais de 200 divisas diferentes de vários países. A máquina também pode ser vista como uma forma mais simples de aquisição de Bitcoins, em vez da mineração ou da compra através de mercados.

Tanto o empreendedor norte-americano como o dono do estabelecimento onde a caixa Multibanco vai ficar estão a aguardar que os serviços financeiros de Nova Iorque se reúnam para saberem se o Bitcoin vai ser reconhecido, regulado e autorizado na cidade.

Ao início da manhã de hoje, 13 de janeiro, cada Bitcoin estava a valer quase 700 euros, segundo dados do Mt. Gox.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico