A tecnologia da empresa portuguesa vai assegurar que todo o processo de prescrição de medicamentos passa a ser eletrónico, facilitando o cruzamento de dados e o controlo dos medicamentos vendidos nas farmácias.



A prescrição eletrónica das receitas será validada através de um certificado digital, que também será a Multicert a fornecer. Quando o medicamento é vendido, o farmacêutico assina a mesma receita digital usando também um certificado.



O projeto vai envolver os 40 mil médicos em atividade na Grécia e 10 mil farmacêuticos. As 300 mil prescrições que diariamente passarão a ser prescritas através do sistema são cerca do dobro das registadas em Portugal, onde a empresa também tem projetos na mesma área.



A Multicert começou a implementar o projeto em meados de julho e estima que a entrada em produção aconteça no próximo dia 10 de setembro. Segue-se um contrato de manutenção que se prolongará por 5 anos, conforme explicou ao TeK, Jorge Alcobia, diretor geral da Multicert.



A implementação, que envolve quatro colaboradores a trabalhar a partir da Grécia e mais oito que fazem desenvolvimento específico a partir de Portugal, vai ter um impacto de um milhão de euros na faturação da empresa. Assegura a sua entrada em mais um mercado e dá um forte impulso à receita proveniente da internacionalização, que deverá aumentar de 20% para 60% do volume de negócios total.



A Multicert centra atividade na segurança digital e na certificação. Para desenvolver o novo projeto na Grécia foi escolhida pela Byte Computer, uma empresa local. A tecnológica tem a expectativa de que a tecnologia de PKI - Public Key Infrastructure que agora vai implementar no sistema de saúde grego possa vir a ser utilizada no país para outros fins e que chegue mesmo a outros mercados.


Em Portugal, a Multicert emite certificados qualificados para todos os médicos, no âmbito de uma parceria com a Ordem dos Médicos. A cédula profissional dos médicos contém um chip onde estão guardados os dados do médico e os certificados digitais emitidos pela tecnológica que podem ser usados para validar as receitas eletrónicas emitidas pelo profissional.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.