
De acordo com o mais recente estudo da Cannaccord Genuity, há apenas duas empresas a fazerem dinheiro com a venda de smartphones: a Samsung e a Apple.
Nos valores das margens operacionais das grandes fabricantes de equipamentos móveis que a empresa financeira conseguiu aferir, fica claro que nenhuma outra grande tecnológica consegue lucrar neste segmento onde, sem surpresa, a Apple é rainha com 38% de margem de lucro no segundo trimestre do ano. A Samsung segue-se com 17%, o melhor registo do último ano.
[caption][/caption]
Por outro lado, Microsoft, BlackBerry, Sony, LG, HTC, Lenovo e Motorola têm revelado margens negativas, pelo menos, desde o primeiro trimestre de 2015. Deste grupo, a Microsoft e a HTC são as empresas a registar as piores margens com 22 pontos percentuais negativos. O primeiro dos últimos é a Sony que, atualmente, nem perde nem ganha dinheiro com os seus telefones, uma recuperação de 23% relativamente ao primeiro trimestre do ano.
Desde os primeiros três meses de 2015 apenas a LG e a Sony conseguiram lucrar, ainda que, com margens reduzidas, 2% e 6% respetivamente.
A Connaccord Genuity afirma ainda não ter conseguido incluir mais empresas por falta de acesso aos seus dados.
No entanto, face a estes resultados, há uma pergunta que fica: porque é que estas empresas continuam a fazer smartphones?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários