É oficial: a Wii U está longe de ser um sucesso comercial. A consola de nova geração da Nintendo vendeu 160 mil unidades durante o segundo trimestre do ano, um valor que representa uma queda superior a 50% relativamente ao primeiro trimestre do ano.

O melhor período da consola aconteceu entre outubro e dezembro do ano passado, altura em que a consola vendeu 3,06 milhões de unidades em todo o mundo. Nos nove meses de comercialização que já leva, a Wii U vendeu um total de 3,61 milhões de unidades quando a Nintendo esperava já ter vendido 5,5 milhões de consolas até ao final de março.

Até março de 2014 a fabricante nipónica espera aumentar as vendas até aos 9 milhões de unidades.

Das restantes consolas só a portátil Nintendo DS teve um desempenho pior, ao movimentar seis mil unidades em todo o mundo. A versão mais recente, a Nintendo 3DS, continua a ser de longe a consola com melhor momento de forma ao totalizar 1,4 milhões de unidades vendidas. A Nintendo Wii, lançada em 2006, conseguiu também um melhor resultado que a sua sucessora e foi vendida 210 mil vezes em todo o mundo.

Entre abril e junho, período de tempo que corresponde ao primeiro trimestre fiscal de 2014, a tecnológica japonesa apresentou receitas de 81,5 mil milhões de yens, cerca de 628 milhões de euros, um valor 3,8% mais baixo que em igual período do ano passado.

A Nintendo teve prejuízos de 4,92 mil milhões de yens, o equivalente a 37,3 milhões de euros, numa redução de quase cinco mil milhões de yens em prejuízo no espaço de um ano graças à redução de custos nos processos de venda.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.