Foi um percurso longo e de alguma forma penoso para os executivos da Nintendo, mas o objetivo foi conseguido: em 2014 a gigante do gaming conseguiu um lucro de 41,8 mil milhões de yenes, o equivalente a 307 milhões de euros.

As receitas totais foram de quase 550 mil milhões de yenes, o que corresponde a 4,04 mil milhões de euros. Mas o ano positivo da empresa acabou por contar com a ajuda de factores externos, caso da desvalorização do yen relativamente às moedas estrangeiras.

Entre janeiro e março deste ano - que corresponde ao fecho do ano fiscal de 2014 para a Nintendo - a tecnológica vendeu 340 mil unidades da Wii U, o que faz com que a consola tenha vendido 9,54 milhões de unidades em todo o mundo desde o lançamento em 2012.

Já a Nintendo 3DS vendeu 8,73 milhões de unidades no ano fiscal de 2014, um resultado que é uma misto de vendas “abaixo do esperado” dos modelos originais, mas que foram compensados por um começo positivo das novas Nintendo 3DS.

Mas a tecnológica espera que ainda este ano surja uma nova fonte de rendimento e que tem por base o lançamento de um jogo para dispositivos móveis - algo que será feito em parceria com a japonesa DeNa.

A Nintendo espera também que as figuras Amiibo e as cartas que vai lançar baseadas neste sistema de jogo ajudem também a fortalecer os resultados financeiros dos próximos trimestres.

Nota de redação: Notícia corrigida para clarificar que os resultados positivos dizem respeito a todo o ano fiscal de 2014


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico