A Nokia prepara-se para fazer mudanças na sua estrutura de negócio e criar uma nova unidade de negócio, dedicada aos smartphones, revelou hoje a fabricante num comunicado.

Com a reestruturação a multinacional finlandesa passa a estar dividida em três áreas de negócio: Telefones Móveis (Mobile Phones), Mercados (Markets) e a nova divisão de Soluções Móveis (Mobile Solutions), que estará principalmente focada nos smartphones de gama alta, um segmento onde a empresa tem enfrentado uma concorrência crescente.

No departamento de Telefones Móveis ficará a responsabilidade pelos telefones mais baratos da marca, um segmento que tem ajudado a fabricante a aumentar as suas vendas e a manter a liderança do mercado.

As mudanças entram em vigor a partir já a 1 de Julho, numa tentativa da empresa para "responder mais rapidamente às oportunidades de negócio esperadas no mercado de smartphones e computadores portáteis", afirma o director executivo da companhia, Olli-Pekka Kallasvuo, citado no comunicado.

Apesar de ter ganho aos concorrentes em vendas de telefones durante os últimos 12 anos, a quota da empresa no mercado norte-americano é baixa e a fabricante tem visto a concorrência apertar nos últimos anos, principalmente no que respeita aos smartphones topo de gama, com concorrentes como o iPhone, BlackBerry e Android.

À frente do novo departamento ficará o actual responsável pela divisão de Mercados, Anssi Vanjoki, que colabora com a empresa desde 1991, que em Janeiro de 2008 começou a dirigir a divisão de Mercados.

As mudanças terão lugar também ao nível da direcção das outras duas divisões de negócio. O responsável pela área de Telefones Móveis (que tinha sido nomeado em Novembro de 2009) vai deixar de desempenhar estas funções a partir de 30 de Junho, embora se mantenha como senior advisor da empresa até ao final do ano, a colaborar na área de redes Nokia Siemens.

Nessa altura os comandos do departamento de Telefones Móveis passam para Mary McDowell, que é actualmente responsável pela unidade de desenvolvimento de soluções para empresas, e passará a ocupar-se de uma área fundamental para a empresa, os telefones de gama média/baixa.