A Samsung passou a ocupar o primeiro lugar no mercado de telemóveis europeu, conseguindo destronar a líder de longa data Nokia, segundo os dados da IDC para o primeiro trimestre deste ano.

As vendas da fabricante coreana na Europa registaram uma subida de cinco por cento, comparativamente a igual período de 2010, o que fez com que a quota de mercado subisse para 29%.

As vendas da Nokia, por sua vez, caíram 10%, fazendo com a representatividade da marca recuasse para os 28%.

A perda da primeira posição no seu mercado doméstico representa um novo revés para a Nokia, que ainda assim continua a produzir mais dispositivos do que as suas rivais, graças principalmente ao posicionamento forte nos mercados emergentes.

Dados igualmente divulgados pela IDC mostram que, entre Janeiro e Março, a Nokia continuava a liderar o mercado mundial, tendo enviado para as lojas 108,5 milhões de dispositivos móveis, mais 0,6 por cento que em igual período do ano passado.

O volume de vendas não impediu, contudo, que a quota de mercado descesse de 34,7 por cento para os 29,2 por cento.

A Samsung mantém-se no segundo lugar do ranking mundial com 70 milhões de equipamentos enviados para as lojas, um aumento de 8,9 por cento, face ao período homólogo. A quota de mercado caiu 1,9 pontos percentuais.