A Nokia estará em conversações com a Microsoft que podem conduzir à assinatura de um acordo de software, que levaria o software da dona do Windows para os dispositivos da fabricante finlandesa.



A informação é avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas ao processo assegurando a existência de negociações directas entre Stephen Elop e Steve Ballmer, CEOs, respectivamente, da Nokia e da Microsoft.



O acordo entre as duas empresas seria uma forma de reforçar a capacidade competitiva com a Google, promotora do Android e com a Apple, dona do iPhone e do iOS.



Ambas as empresas, Nokia e Microsoft, têm perdido terreno no mercado móvel. A Nokia aposta sobretudo na plataforma Symbian - que no último trimestre do ano perdeu a liderança do mercado para o Android, em vendas de novos terminais - e mais recentemente na MeeGo. A Microsoft reeditou há alguns meses o seu Windows Mobile, com o lançamento de uma nova versão. As vendas de licenças no último trimestre atingiram os 2 milhões de unidades, valores que ficaram além das expectativas dos analistas.



A Nokia tem agendado para amanhã um encontro com analistas em Londres onde promete apresentar uma nova estratégia, embora ontem a empresa já tenha feito notícia com declarações do CEO aos trabalhadores. Stephen Elop admitia que a empresa pode estar à beira de uma crise. Nestas declarações uma das questões focadas pelo responsável foi precisamente as limitações do Symbian.



Alguns analistas já comentam a possibilidade de um acordo entre as duas empresas, considerando que dificilmente será a via para recuperar a posição perdida, no caso da Nokia, ou garantir à Microsoft a desejada ascensão.



"São poucas as empresas que depois de perderem a liderança conseguem reconquistá-la", defende Hakim Kriout, gestor de fundos na Grigsby & Associates em Nova Iorque.