As redes locais sem fios – ou WLAN que significa Wireless Local Area Network – vão dominar o modo de acesso à Internet dentro de alguns anos. Em 2007 as ligações através de cabos ou linha telefónicas vão estar em desuso e, segundo a empresa britânica, Analysys, mais de 21 milhões de utilizadores norte americanos vão aceder à Web através das WLAN, um aumento significativo se considerar que actualmente apenas 600 mil o fazem, segundo a agência de notícias Reuters.



No relatório divulgado pela Analysys – que desenvolve pesquisa de mercado sobre as telecomunicações globais e os novos media – a adesão às WLAN deve-se em parte ao crescente número de fabrico de dispositivos móveis como os PDA e os portáteis que apresentam essa possibilidade. Mas, para os consumidores conseguirem tirar partido da rapidez das WLAN terão de estar num local que suporte a rede sem fios e uma placa nos seus equipamentos para que possam receber os sinais. Por isso, Monica Paolini, co-autora do estudo, prevê que os locais apropriados para este género de navegação aumentem dos actuais 3,700 para 41 mil em 2007.



Este estudo prevê também que o segmento de mercado das WLAN públicas irão reclamar 25 por cento de quota das receitas antecipadas dos dados móveis em 2007, e cerca de 8 por cento de todos os utilizadores móveis utilizarão essas redes.



Os operadores tradicionais são os mais afectados perante este cenário já que podem perder cerca de 7 por cento dos rendimentos para este sector se optarem por ignorar as possibilidades de negócio. No entanto, o estudo também sublinha que o processo pode não ser tão pacífico para os operadores das WLNAs já que existem ainda alguns detalhes a resolver, como por exemplo, a capacidade de fornecer a maior cobertura possível para potenciais utilizadores.



Desta forma a Analysys sugere aos operadores que tentem firmar acordos entre eles de modo a minimizar ao máximo os custos da colocação de pontos de acesso, para além da necessidade de apostar na informação, software de detecção de redes, maior segurança e preços razoáveis.



Notícias Relacionadas:

2001-11-29 - Analysys prevê 20 milhões de utilizadores europeus de WLANS públicas em 2006

2001-10-26 - Bluetooth em destaque nos próximos anos

2001-10-09 - IBM lança serviços e software de segurança para redes locais sem fios

2001-09-18 - Comunicações sem fios nas relações B2B e B2C crescem até 2003

2001-07-30 - Fornecedores de comunicações sem fios de dados precisam de reduzir despesas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.