Passados oito meses sobre a oficialização da fusão com a Compaq, a HP Portugal apresenta agora a nova HP Services, uma unidade reorganizada "que vai abordar o mercado de uma forma completamente inovadora, baseada nas necessidades do cliente, de modo a que este possa transformar o seu investimentos em TI numa vantagem competitiva", salientou António Freitas, director de estratégia e marketing, em conferência de imprensa.



Além do portfólio de ofertas na área das Tecnologias da Informação (TIs), a reorganizada unidade de serviços da HP pretende distinguir-se pela aproximação ao mercado e pela aposta nas pessoas. "Queremos diferenciar-nos no mercado essencialmente pela maneira como trabalhamos", refere António Freitas.



Do business mix da actual HP Services fazem parte a oferta de serviços de suporte, de consultadoria, integração de sistemas e outsourcing. "Foram identificadas cinco necessidades principais junto dos nossos clientes, e para essas cinco preocupações empresariais na área das TI, a HP propõe uma oferta composta por um determinado conjunto de serviços", referiu António Freitas.



Segundo Joaquim Branco, director da HP Services, a nova divisão levou algum tempo a constituir por razões ligadas aos recursos humanos, além de ser a mais "consumidora" do grupo. "Na área de produtos a integração foi mais fácil e logo mais rápida. Quando se fala de serviços as coisas não se passam da mesma forma, porque a mudança é completa e mexe com pessoas", referiu o responsável pela HP Services em Portugal, acrescentando que a HP preferiu esperar até ter uma mensagem realmente estruturada para dar a conhecer ao mercado a sua estratégia para a área de serviços em TI.



Em Portugal, a unidade de serviços abrange entre 60 a 65 por cento dos funcionários que trabalham para a HP, o que equivale a cerca de 170 profissionais de tecnologias de informação.



Com uma evolução positiva de dois por cento, entre 2001 e 2002, prevê-se que o negócio local da HP Services cresça 10 por cento durante o ano de 2003, para registar vendas aproximadas de 80 milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2002-09-18 - HP Portugal apresenta estrutura consolidada um ano depois da fusão com Compaq

2002-05-15 - HP Portugal apresenta nova estrutura organizativa

2002-05-02 - Processo de fusão entre HP e Compaq começa dia 7 de Maio