Foi ontem comunicado ao final da tarde a assinatura de um acordo para a criação de uma joint-venture entre a Novabase a a alemã TechnoTrend AG com vista à fusão dos seus negócios de Televisão Digital. A solução garante à tecnológica portuguesa novas perspectivas de desenvolvimento e rentabilização dos investimentos realizados na solução Televisão Digital que tem vindo a assegurar nos últimos anos.



A nova empresa criada reúne os negócios de TV Digital da Novabase (parte da divisão Novabase Engineering Solutions, que se dedica à área de TV e que foi agrupada na sub-holding Novabase Interactive TV SGPS) e toda a TechnoTrend, incluindo todas as suas vertentes de
planeamento de negócios e de produtos, investigação e desenvolvimento, compras e vendas, indica um comunicado.



A sede da joint-venture ficará localizada na Holanda, mas as operações continuarão a decorrer em Portugal e na Alemanha. Em termos de participação social, a empresa é detida em partes iguais entre a Novabase e a TechnoTrend AG, sendo que a Novabase SGPS adquire nesta empresa uma participação adicional de 6,6% pelo montante de 2 Milhões de Euros, metade pago agora e outra metade à posteriori.



Os restantes 15% da TechnoTrend AG continuarão a ser detidos pelos seus promotores individuais, onde se destaca a Texas Instruments com 3,3%. Segundo o comunicado, o objectivo é que futuramente a joint-venture seja consolidada a 100% pela Novabase.



De acordo com o mesmo comunicado a nova empresa deve reunir uma facturação consolidada de
cerca de 55 Milhões de Euros, o que a posiciona desde já como uma das líderes no emergente mercado de TV Digital a nível mundial.



A Novabase admite em comunicado que o negócio de TV Digital está a enfrentar alterações rápidas da procura no consumidor, que deseja já "equipamentos mais sofisticados com saídas digitais de alta definição e interfaces multimédia mais adequados à nova geração de ecrãs planos de grande dimensão preparados para HDTV
(High Definition TV)". É ainda prevista uma transição rápida para equipamentos híbridos DVB-IP com capacidades de descodificação vídeo/áudio altamente eficientes.




nos planos de desenvolvimento da nova empresa contam-se equipamentos de TV Digital, incluindo placas de TV e equipamentos e software de vídeo para
PC, set-top-boxes Digitais e ainda módulos OEM de TV Digital.

Notícias Relacionadas:

2003-11-18 - Novabase entra no negócio dos smartphones

2003-10-30 - SonaeCom recupera prejuízos enquanto Novabase aumenta volume de negócios