A Novabase anunciou a venda da Neotalent ao Conclusion Group, por 49,4 milhões de euros. A Neotalent é uma subsidiária da Novabase Consulting, dedicada à área de IT Staffing, que emprega atualmente 800 colaboradores, e que no ano passado faturou 47 milhões de euros.

No negócio são vendidas todas as ações detidas pela Novabase na Neotalent, correspondentes a 95% do capital, numa operação que a empresa explica enquadrar-se no “plano estratégico da Novabase, que tem como objetivo o foco nos serviços de TI nas áreas de Cognitive e Analytics”.

O anúncio feito esta quinta-feira aos mercados é, para já, da realização de um acordo de compra e venda com o grupo dos Países Baixos. A concretização do negócio fica agora sujeito às devidas aprovações regulatórias e à “verificação de um conjunto de condições suspensivas habituais neste tipo de operações”.

O preço final da venda pode ser ainda ajustado e ao valor anunciado pode também ser acrescentado um adicional até 950 mil euros, a ser pago até 18 meses depois da operação, sujeito a um conjunto de condicionantes e ao cumprimento integral dos termos do acordo de transação. Este acordo, explica-se ainda em comunicado, prevê que uma empresa do grupo Novabase preste serviços à Neotalent.

Embora o valor final ainda não possa ser apurado, a Novabase calcula já que as mais-valias da operação de venda à Conclusion podem situar-se entre os 21 e os 26 milhões de euros.

“Este acordo acelera a estratégia de crescimento da Novabase, concentrando todos os nossos recursos e energias na expansão internacional do negócio Next-Gen, particularmente nas áreas de Cognitive e Analytics”, sublinha Álvaro José Ferreira, Administrador Executivo da Novabase.

“Ao mesmo tempo, integrando-se no ecossistema da Conclusion, acreditamos que a Neotalent continuará a operar de forma autónoma, mantendo a sua identidade e acelerando o seu desenvolvimento como um player nearshore de primeira linha”, acrescenta ainda o responsável.

A Neotalent especializou-se no recrutamento e gestão de talento para Tecnologias de Informação. No início deste ano apresentou uma nova plataforma de gestão de talento, que tinha a expectativa de vir a “revolucionar a contratação no sector das Tecnologias de Informação”.

O DTE (Digital Talent Ecosystem) é uma plataforma online para apoio à gestão de carreiras, oferta e recrutamento de profissionais de tecnologia, que recorre a tecnologias como Inteligência Artificial e Blockchain. Foi desenvolvida no âmbito de um projeto de inovação financiado pelo Portugal 2020. A inteligência artificial suporta as funcionalidades de recomendação disponíveis na DTE, enquanto a funcionalidade de certificação de dados curriculares que a plataforma também disponibiliza assenta em Blockchain.

No comunicado divulgado entretanto, a Conclusion sublinha que os profissionais especializados da Neotalent cobrem hoje áreas muito procuradas, como desenvolvimento de software e análise de dados, soluções na cloud ou soluções de engenharia. "A Neotalent tem crescido de forma constante, oferecendo soluções personalizadas nearshore e onshore para empresas de renome em Portugal e Espanha", refere também a compradora. A Conclusion defende ainda que agora, com a integração, a "Neotalent estará numa posição perfeita para reforçar as equipas de clientes nos Países Baixos, ajudando a satisfazer a alta procura por equipas multidisciplinares e qualificadas".

A Conclusion é detida pelo fundo, também dos Países Baixos, NPM Capital. Segundo dados da Crunchbase é um fornecedor de serviços multidisciplinares na área da transformação empresarial e dos serviços de TI. Emprega 1.250 pessoas e está no mercado desde 1997.