A feira que começa na próxima segunda feira, dia 2 de março, em Barcelona, continua a ser o principal e evento do mundo das comunicações no mundo, e a tecnologia tem vindo a ganhar cada vez mais espaço.

As principais marcas aproveitam o momento para lançar novos produtos, muitos com eventos que se realizam ainda no fim de semana, e há novidades no mundo dos telemóveis, telecomunicações, wearables mas também na área automóvel, smart cities e eletrónica de consumo.

O número de expositores, e o espaço de exposição, têm crescido nos últimos anos, o que já obrigou a mudar a localização, mas a presença portuguesa está a encolher.

No ano passado estiveram em Barcelona 14 empresas, e o TeK falou com todas mostrando os produtos em exposição e o seu interesse em participar. Este ano o número foi reduzido a nove no catálogo oficial, oito apenas listada s como expositores portugueses.

Aptoide, Aveicellular, iMobileMagic / PhoneNear, Login>PT, Tech Fuzzion Europe, TIMWE, WeDo Technologies e WIT Software são as representantes do que de melhor se faz nesta área em Portugal e nos próximos dias o TeK vai dar-lhe conta do que estão a mostrar em Barcelona.

Recorde-se que Portugal já chegou a ter um stand de país onde reunia várias empresas, mas essa opção está novamente afastada. A opção poderia fazer sentido para quem se estava a iniciar nesta área, mesmo que não fosse lógica para todas as empresas, algumas das quais já marcam presença no MWC desde que o evento foi lançado.

Fátima Caçador

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico