A Novell apresentou hoje o seu novo programa de parceiros, enquanto "fornecedor global para o ambiente Linux", designação que assume como símbolo da nova estratégia. Em Portugal o objectivo é fazer migrar o actual leque de parceiros divididos pelos programas Novell e da recém adquirida SuSe Linux para a nova estratégia de parceiros que centralizará a actuação do grupo a partir de Novembro deste ano.



A empresa tem em carteira um leque variado de novos produtos open source para o mercado empresarial - que assume lugar de destaque na sua estratégia - assim como para o marcado doméstico e conta com um ecossistema de parceiros reforçado, que junta o universo Novell e Suse Linux para alcançar os seus objectivos que passam pela tomada de posição à Microsoft.



Queremos construir "uma base influente de parceiros nas áreas gestão de segurança e identidade, resource management, webservices e Linux", explicou Stephanie Schatz Business Partner Sales da Novell para a região EMEA.



Em Portugal as expectativas são de que o número de parceiros aumente um pouco mas, sobretudo, que os parceiros existentes passem a abranger outras áreas, acompanhando o alargamento do portfólio de produtos e serviços do próprio grupo, explicou ao TeK Nuno Lopes, director geral da operação portuguesa, à margem de uma conferência de imprensa.



O esforço do grupo dirige-se a duas áreas fundamentais: integradores de sistemas e distribuidores, focados numa ou mais tecnologias Novell e com capacidade para aportar novos parceiros ao ecossistema Novell.



Para as empresas que já integram o programa Novell Business Experts a adesão ao novo PartnerNet é gratuita, assim como para os Suse Business Partners. Para os Novell Business Partners a adesão ao novo programa custa 1330 euros.



O programa tentará abranger três áreas distintas focando-se nos distribuidores de valor acrescentado - que oferecem serviços próprios baseados em tecnologia Novell - parceiros de tecnologia - fabricantes de hardware e software que desenvolvem, suportam e comercializam produtos próprios integrados com tecnologia Novell - e especialistas em formação Novell ou Suse Linux.



Actualmente a empresa detém uma quota de 10 por cento no mercado empresarial e ibérico e não faz previsões quanto à evolução de posição.



No encontro a Novell sublinhou alguns dos acordos assinados recentemente com parceiros estratégicos como a HP, que suporta e certifica os produtos que resultam da integração Novell Suse Linux; com a IBM que fará a pré-instalação do Suse Linux Enterprise Server na sua gama de servidores e com novos parceiros como a Cap Gemini.



A Novell apresentou ainda a versão 9.1 do Suse Linux profissional com o novo kernel 2.6, funções multimédia optimizadas e suporte de rede. A suite está disponível no retalho por 85.95 euros e é compatível com arquitectura de 64 bits.



Notícias Relacionadas:

2004-03-23 - Novell melhora integração entre desktops e servidores Linux

2003-11-04 - Novell anuncia aquisição da SuSE Linux por 210 milhões de dólares