Tal como o Tek já havia avançado, a Microsoft está decidida a apostar em tecnologias móveis para potenciar os seus negócios. O MyPhone, é um dos exemplos que já havíamos abordado.

Uma semana depois, a empresa avança com novidades em relação a este serviço e informa que o MyPhone inclui tecnologia portuguesa. O serviço, incluído no sistema operativo da marca para telemóveis, é concebido de raiz pela MobiComp - adquirida pela Microsoft no ano passado -, e permite que os utilizadores de telemóveis Windows acedam, façam a gestão e restaurem a informação pessoal contida nos telefones a partir de um portal Web.

Esta plataforma permite sincronizar a agenda, contactos, tarefas, mensagens de texto e outros conteúdos entre o telefone móvel dos utilizadores e um sítio web protegido alojado na própria página da Microsoft. A partir daí os utilizadores podem aceder e gerir conteúdos no telefone e partilhar informação com outros utilizadores.

O serviço, apresentado no Mobile World Congress, em Barcelona, será distribuído na segunda metade deste ano e estará disponível em versão beta para os equipamentos que possuam o sistema operativo Windows Mobile nas versões 6.0, 6.1 e 6.5.

Esta plataforma começou a ser desenvolvida nos centros de investigação e desenvolvimento da MobiComp em 2004. Na altura o nome de código para o produto era MobileKeeper. Através desta plataforma, a empresa portuguesa "tornou-se líder neste sector no Médio Oriente, e na altura da aquisição contava com clientes nesta região do globo e também na Europa", explica a Microsoft em comunicado referindo que este foi um dos pontos que a levaram a manifestar interesse na compra da tecnológica portuguesa.

Agora, numa altura em que a Microsoft vê o seu negócio de venda de Windows para telemóveis crescer 30 por cento ao ano, a empresa pretende aumentar ainda mais a sua presença neste sector. O MyPhone é um dos esforços da fabricante nesse sentido.

Por fim, a Microsoft anunciou que o sistema operativo da companhia abandonará a designação "Mobile" e passará a ser comercializado como Windows Phone.