A recente mudança de atitude da Sony BMG , no que toca à disponibilização do seu catálogo musical sem restrições de DRM, veio completar a oferta da Amazon Online Music Store, passando esta a ser a primeira loja de música online a oferecer o catálogo completo das quatro maiores editoras do mundo, em formato MP3 e sem restrições. Para além das quatro grandes, Sony, Emi, Universal Music Group e Warner, a Amazon disponibiliza ainda faixas e álbuns de mais de 270 mil artistas, de mais de 33 mil editoras independentes, todos disponíveis em formato MP3.

Com o sucesso da Amazon Music Store nos Estados Unidos, país a que o serviço está restringido, a empresa líder das vendas online anunciou a sua decisão e vontade de implementação do mesmo modelo a nível mundial, já durante 2008, com a abertura de diversas lojas online internacionais. Apesar do anúncio oficial, não foram avançadas quaisquer datas concretas.

Também a Sony Ericsson
anunciou uma reestruturação da sua loja de música online, PlayNow, destinada ao comércio e descargas OTA (Over The Air), directamente a partir dos telemóveis da marca. As novidades incluem a disponibilidade de mais de 5 milhões de faixas, a acrescentar ao actual catálogo do renomeado serviço PlayNow arena e resultante de acordos de distribuição com 10 editoras musicais, incluindo Sony, Warner e EMI. Outra das funcionalidades apresentadas é o TrackID, permitindo o reconhecimento e compra de músicas transmitidas na rádio.

O serviço PlayNow arena marca igualmente a diversificação da oferta de conteúdos do anterior PlayNow, incluindo novos jogos, toques, imagens, etc. O novo portal entrará em funcionamento em Maio, limitado aos países nórdicos, com a Sony Ericsson a esperar a sua disponibilização gradual em mais de 30 mercados, incluindo países europeus, Estados Unidos e Ásia, até ao fim do ano.

Outra notícia dá conta da controvérsia da rede Músicas da Sony BMG livres de DRM na Amazon
2007-12-31 - Warner vende música online sem DRM através da Amazon

2007-05-30 - iTunes sem DRM já está disponível