A população wireless irá atingir os dois mil milhares de subscritores a nível mundial em finais de 2007, o que significa que irão existir mais de 931 milhões de novos subscritores durante os próximos anos, defende a In-Stat/MDR.




A consultora acrescenta que o crescimento na Europa ocidental irá estagnar virtualmente durante o período observado, com uma taxa de crescimento anual de 1,2 por cento. A taxa de penetração em 2007 será de 83,6 por cento, altura em que o crescimento do número de subscritores na Europa Ocidental estará muito próximo da saturação.




O aumento do número de subscritores de UMTS surgirá à custa do GSM, embora a In-Stat/MDR acredite que a tecnologia móvel de terceira geração não atinja uma quota de mercado significativa durante o período de previsão em causa.




Para a América do Norte, a consultora antevê que a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) continue a dominar e que a norma TDMA (Time Division Multiple Access) seja abandonada a favor do GSM. No final do período observado as redes TDMA já não estarão operacionais nos EUA. A In-Stat/MDR acredita ainda que o CDMA não chegará à Europa.





Notícias Relacionadas:


2002-07-04 - Utilizadores mundiais de telemóveis TDMA e GSM ultrapassam os 763 milhões