Os serviços de cloud computing já fazem parte da estratégia para as tecnologias de informação de 38% das empresas que atuam no mercado português.



Os dados fazem parte de um estudo da consultora IDC e revelam também que, em 10% das cerca de 5.000 empresas inquiridas, o cloud computing é parte integrante da estratégia global da organização.



Trinta por cento dos respondentes nesta análise, realizada online entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, referiram que o tema da nuvem tem vindo a ser discutido de uma forma informal dentro da empresa. Em 23% dos casos, a adesão à tecnologia nunca foi abordada.



Entre os modelos disponíveis, o hibrido é aquele que reúne mais adeptos (42%), seguido da nuvem pública (14%), que contudo está separada por apenas um ponto percentual da nuvem privada (13%).



O correio eletrónico e a videoconferência são os serviços mais “colocados” na nuvem, numa altura em que a colaboração e a gestão do site também já se denotam face aos restantes. Contudo, a grande maioria dos serviços de TI continuam a ser, acentuadamente, internos.



No “pódio” dos maiores benefícios apontados aos serviços cloud estão, por esta ordem, a redução dos custos de manutenção da infraestrutura de TI, a redução dos custos de TI e de capital (ambos mencionados por mais de 50% dos inquiridos) e o desenvolvimento de produtos ou serviços com maior rapidez (mais de 25%).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé