Esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a Nvidia conseguiu ultrapassar a Alphabet, casa-mãe da Google, passando a ocupar o terceiro lugar no ranking de empresas norte-americanas mais valiosas cotadas em bolsa, um "clube" onde fazem parte empresas como a Apple e, mais recentemente, a Microsoft.

As ações da empresa subiram para 2,46%, com a sua capitalização bolsista a alcançar a marca dos 1,825 biliões de dólares, avança a Reuters. Por outro lado, as ações da Alphabet registaram uma subida de 0,55%, que fez a sua capitalização bolsista crescer para 1,821 biliões de dólares.

Nvidia ultrapassa casa-mãe da Google e junta-se ao clube das empresas mais valiosas dos EUA
Evolução da capitalização bolsista da Alphabet, Amazon e Nvidia créditos: Reuters

No dia anterior a Nvidia tinha conseguido ultrapassar a Amazon pela primeira vez em duas décadas. No caso da Amazon, as suas ações subiram 1,39% na quarta-feira, com a sua capitalização bolsista a chegar aos 1,776 biliões de dólares.

A Nvidia é uma das gigantes tecnológicas que têm vindo a ganhar impulso na "corrida" da inteligência artificial. Em 2023, enquanto a maioria das suas “rivais” no mercado dos semicondutores faturaram menos, a empresa, que fabrica os GPUs usados por boa parte da indústria para treinar grandes modelos de IA, viu as suas receitas crescerem 86%.

Mercado de chips rendeu menos em 2023, mas Nvidia “passou ao lado” e cresceu 86%
Mercado de chips rendeu menos em 2023, mas Nvidia “passou ao lado” e cresceu 86%
Ver artigo

A tecnológica deverá apresentar os resultados financeiros do seu último trimestre na próxima semana. Os analistas, que esperam resultados e previsões positivas, alertam que tudo o que ficar abaixo disso poderá impactar as expectativas de Wall Street em relação à “corrida” da IA.