Segundo a Microsoft, os dados da Dun & Bradstreet mostram a vitalidade do sector em Portugal, mas não são os únicos. Um estudo do Startup Europe Partnership indica que existem já 40 scaleups- startups com um investimento de pelo menos um milhão de dólares nos últimos cinco anos.

O estudo da Dun & Bradstreet, referente a março de 2016, contabilida em 35 mil o número de startups que todos os anos são criadas em Portugal. O número das que são dedicadas à tecnologia é pequeno, apenas 2,5% das startups com menos de um ano são tecnológicas, enquanto 2,4% das empresas jovens (entre um e cinco anos) também são tecnológicas.

Os dois indicadores ganham maior relevância quando comparados com as empresas tecnológicas com mais tempo no mercado: só 1,8% tem mais de seis anos.

Mais focado no valor e no investimento, o estudo do Startup Europe Partnership também aponta para a vitalidade do ecossistema português de startups. Os dados de 2015 apontam a existência de 40 scaleups- startups com um investimento de pelo menos um milhão de dólares nos últimos cinco anos. Em conjunto estas empresas já angariaram mais de 166 milhões de euros junto de venture capitals.

A Microsoft refere que este número tende a crescer no curto prazo, uma vez que outras 24 startups já atraíram mais de 500.000 dólares, estando no caminho para que, no curto prazo, possam também ser consideradas scaleups.

Destaque ainda para o facto de, nos últimos cinco anos, se terem verificado nove processos de fusão e/ou aquisição, todos eles internacionais. 

Os dados foram apresentados no âmbito do evento que a Microsoft hoje organiza para promover o programa Ativar Portugal, que pode ser acompanhado em direto

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.