O negócio só não aparece como uma surpresa total, pois na semana passada já tinham surgido rumores desta possibilidade. Mas hoje, 12 de outubro, a Dell confirmou que vai avançar para a aquisição da EMC. O negócio está avaliado em 67 mil milhões de dólares, cerca de 59 mil milhões de euros, aquela que é a maior aquisição de sempre entre tecnológicas.

“Estamos a evoluir continuamente a empresa para as áreas mais relevantes do futuro das tecnologias da informação”, salientou em comunicado Michael Dell, o fundador e investidor maioritário da fabricante de computadores.

Com a aquisição da EMC a Dell garante não só toda a tecnologia e conhecimento que a empresa tem ao nível do armazenamento, mas garante outras subsidiárias importantes: a RSA no campo da segurança e a VMWare ao nível da virtualização.

O negócio está a causar alguma surpresa pois a EMC vale duas vezes mais do que a Dell, de acordo com o Engadget, mas acabou por ser o player mais ‘pequeno’ a avançar para a aquisição. E isto surge apenas dois anos depois de a Dell ter sido resgatada da bolsa de valores pelo próprio fundador.

O negócio foi feito em parceria com a firma de investimento Silver Lake. Em média o comprador está a oferecer 33,15 dólares por cada ação da EMC e foi dada a garantia de que a VMWare vai manter-se como uma empresa independente.

Já do lado da EMC parecia existir alguma pressão interna para que a empresa conseguisse uma grande parceria. Escreve a Times que um acordo semelhante com a Hewlett-Packard já teria sido tentado, mas acabou por não ser executado.

O negócio tem ainda de passar pelo crivo das autoridades reguladores e mesmo antes disso terá de ser aprovado pelos acionistas da EMC.

O negócio reforça a estratégia corporativa da Dell, ainda que a empresa também esteja dedicada ao segmento do consumo. Recorda-se que a tecnológica norte-americana é a terceira maior vendedora de computadores do mundo e na semana passada apresentou novos dispositivos topo de gama.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.