Barack Obama tomará posse no final deste mês e já prometeu incentivos para as áreas tecnológicas como estratégia de inovação e combate à crise. Impulsos à banda larga, redes inteligentes de energia baseadas na Internet e computadores, formação tecnológica para professores e novos sistemas informáticos para as escolas são alguns dos projectos do novo presidente norte-americano.

As medidas foram sempre factor de destaque ao longo de todos os discursos eleitorais de Obama mas só ontem, na Virgínia, o presidente anunciou que todos os planos serão incluídos num pacote de incentivos económicos a apresentar no congresso nas próximas semanas.

O projecto do sucessor de Bush já está orçamentado e, pelo que avança a imprensa norte-americana, deverá custar aos cofres do Estado um bilião de dólares.

A estratégia de Obama não fica por aqui. O presidente quer ainda instaurar sistemas de registos médicos computorizados em cinco anos por todo o país. O objectivo é a desburocratização dos processos e a eliminação de procedimentos dispensáveis, como é o caso da impressão de radiografias, através da implementação de sistemas de imagiologia computorizada.

As intenções de Obama fazem dele o "primeiro presidente digital", classificou Gary Shapiro, presidente da Associação da Electrónica de Consumo na CES, na inauguração da feira, frisando que a estratégia da nova administração dos EUA será a ideal para "por um fim ao atraso económico".

A aposta do presidente norte-americano nas novas tecnologias esteve sempre patente ao longo da sua campanha eleitoral, quer através do seu site quer pelo recurso a redes como o Second Life para angariar seguidores. Mais recentemente, Obama anunciou que iria discursar semanalmente para todo o mundo através de mensagens no YouTube.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.