Anualmente, a Comissão Europeia lança o Prémio Capital Europeia da Inovação, que visa reconhecer o valor tecnológico das cidades dos Estados-membros e a promoção das iniciativas inovadoras para as suas comunidades e bem-estar dos seus cidadãos. O programa, que chega à sua sétima edição, conta com a candidatura de Oeiras, que utiliza a "tag" OEIRAS - INOV4ALL.

Como o Taguspark evoluiu para "Cidade do Conhecimento" dentro do conceito de Oeiras Valley
Como o Taguspark evoluiu para "Cidade do Conhecimento" dentro do conceito de Oeiras Valley
Ver artigo

Batizado como Oeiras Valley, o município liderado por Isaltino Morais, tem como missão criar um ecossistema único de inovação e desenvolvimento. Todo o concelho de Oeiras é abrangido pelo programa, que procura atrair mais e novas empresas para investir no território, ao mesmo tempo que promove aquelas que já estão sediadas no município. E dessa forma, projetar Oeiras internacionalmente na inovação, sobretudo nas áreas da Cultura, Educação, Ciência, Tecnologia e Ambiente.

“A ambição do conceito Oeiras Valley tem como visão a aplicação de medidas próprias de atuação visando desta forma contribuir positivamente para a transformação da cidade e apoiar o desenvolvimento de um ecossistema de inovação robusto e sustentável”, refere a organização no comunicado, salientando a sua ambição de se tornar o principal ecossistema nacional de atração de empresas de base científica e tecnológica.

Lisboa entre os melhores “lugares do futuro”. Capital portuguesa apontada como referência de transformação digital  
Lisboa entre os melhores “lugares do futuro”. Capital portuguesa apontada como referência de transformação digital  
Ver artigo

É avançado que o projeto não é apenas uma iniciativa sectorial ou política de curto prazo, mas sim de todos os habitantes de Oeiras, naquela que é uma visão global mais ampla. A estrutura dos serviços municipais e o envolvimento da sua comunidade definiram os desejos de globalização do município, segundo refere o comunicado.

Nesse sentido, Oeiras diz que chegou a hora de outras cidades internacionais conhecerem o projeto Oeiras Valley, e caso consiga o esperado reconhecimento, aumentar a atratividade desse conceito e da própria região litoral onde está inserida.