Já existem clientes e também já existe um escritório local de carácter comercial, aberto há cerca de dois anos para potenciar oportunidades de negócio, mas a Oni Communications prepara-se agora para reforçar a aposta no país vizinho, com a abertura de uma empresa. A operação deverá estar concluída até final do ano e contribuirá para aumentar o actual peso de 5 por cento, que os negócios relacionados com Espanha representam hoje para o operador português.



Xavier Martin, CEO da empresa, admitiu na conferência de imprensa de apresentação de resultados, que a entrada directa em Espanha deverá permitir duplicar o valor dos negócios realizados a partir desta geografia num período de dois a três anos.



O reforço do investimento em Espanha pretende melhor posicionar a empresa para estar perto dos centros de decisão ibéricos que passam por Madrid, bem como acompanhar as empresas portuguesas em processo de internacionalização visando este mercado, detalharam os responsáveis.



A Oni fechou o ano fiscal de 2009 (terminado em Junho) com receitas de 136,6 milhões de euros, num crescimento de 6 por cento face ao ano passado, impulsionado pela duplicação de quota da empresa no sector público. O resultado líquido manteve-se em terreno positivo, embora tenha decrescido, de 7,1 para 6 milhões de euros.



No que se refere ao investimento, a empresa garante tê-lo aumentado em 4 por cento, para 12,9 milhões de euros, contra a descida média global de 30 por cento registada no mercado de telecomunicações, sendo que 80 por cento do investimento realizado no ano fiscal em análise foi aplicado em redes de nova geração.



Sobre os planos de expansão internacional, o responsável máximo da Oni assegurou ainda que se mantêm em cima da mesa objectivos como o Brasil ou Angola, já antes apontados pela empresa como alvos do projecto de internacionalização. Nestas geografias a Oni continua no entanto sem avançar e só o fará quando "tiver a certeza que tem os parceiros certos, o que ainda não aconteceu", diz Xavier Martin.