A Oracle processou a rival SAP pelo alegado roubo de informação confidencial que dá acesso ao código fonte do seu software. De acordo com a informação entregue no tribunal, a SAP terá tido acesso a senhas de entrada no serviço de suporte ao cliente da J.D. Edwards e da PeopleSoft e descarregado ilicitamente milhares de documentos, que lhe permitirão tirar proveitos financeiros.




O alegado esquema tirava partido de informações na posse da TomorrowNow, uma empresa que a SAP adquiriu em 2005 e que antes disso fornecia serviços de suporte aos clientes da PeopleSoft e da J.D. Edwards, empresas entretanto adquiridas pela Oracle.




Os mais de 10 mil downloads ilegais registados foram efectuados através de acessos de clientes cujos contratos de suporte e manutenção já tinham expirado ou estavam prestes a expirar e que entretanto terão passado a ser clientes da SAP TomorrowNow.




A acção legal da Oracle, entregue no tribunal federal da Califórnia, visa quer a SAP, quer a subsidiária TomorrowNow e acusa ambas de acção concertada num esquema de fraude e abuso, acesso a dados de computador e fraude e interferência intencional com o propósito de vantagem económica, detalha a .




"Este sistemático roubo de software e material de suporte da Oracle não teve origem em nenhum cliente actual. Ao contrário, os acessos tiveram origem num endereço IP em Bryan, no Texas, localização de um escritório da SAP America e sede da sua subsidiária SAP TN", descreve a sentença.




Os actos terão tido lugar no passado mês de Novembro e deixado registados nos sites de apoio ao cliente das duas subsidiárias da Oracle emails e números de telefone falsos.




A Oracle pede ao tribunal que emita uma ordem de restrição preliminar contra a SAP, que limite o acesso aos sites de apoio ao cliente onde alegadamente a informação foi roubada. Pede ainda que lhe seja restituída a informação roubada.

Notícias Relacionadas:

2004-12-29 - Oracle anuncia tomada de controlo da PeopleSoft

2003-07-15 - Departamento de Justiça norte-americano aprova fusão da J.D Edwards com a PeopleSoft