A Oracle anunciou na passada sexta-feira que irá estender, até ao final do presente ano, a data determinada para a compra de hostil do capital social da sua rival PeopleSoft, noticiou o site C|net. Apesar dos atrasos na aprovação deste negócio por parte das entidades reguladoras da concorrência, a empresa da Larry Ellison mantém-se firme na intenção de concluir a compra das acções da Peoplesoft.

O prazo determinado como limite para a entrega dos títulos dos accionistas da PeopleSoft é agora 31 de Dezembro de 2003, isto depois de ter sido afastada a data de 17 de Outubro por atrasos vários no processo. Com efeito, segundo a Oracle, este dilatamento é justificado pelo facto de, alegadamente, a decisão dos reguladores anti-monopólio norte-americanos sobre este caso ter sido adiada por mais um mês.

Assim sendo, a decisão do Departamento de Justiça Norte-Americano sobre a legalidade desta intenção de aquisição hostil só será conhecida no final de Novembro ou meados de Dezembro próximo. No entanto, apesar deste facto, Jim Finn, porta-voz da Oracle, comunicou à mesma fonte que "estamos tão empenhados hoje como estávamos quando anunciámos pela primeira vez, em Junho, a nossa intenção e por isso alargamos a nossa oferta".

Recorde-se que esta é a quinta extensão do prazo para a compra da PeopleSoft por parte da Oracle desde que esta anunciou pela primeira vez os seus planos de aquisição em Junho deste ano. Na sequência da primeira oferta, a PeopleSoft entregou mesmo uma queixa em tribunal contra a Oracle, alegando que a proposta de aquisição hostil desta empresa pretende apenas limitar a sua capacidade de concorrer no mercado.

Se a isto se juntar o facto de as acções da PeopleSoft terem fechado a 20,55 dólares na passada sexta-feira - ou seja, acima dos 19,50 que a tomada de aquisição da Oracle propõe, fruto das previsões optimistas de crescimento da primeira - a Oracle pode ter de vir a rever em alta, mais uma vez, a proposta de compra da sua rival - que entretanto também adquiriu a J.D. Edwards.

Notícias Relacionadas:
2003-07-27 - Oracle aumenta proposta de compra da PeopleSoft para 7,5 mil milhões de dólares
2003-06-16 - PeopleSoft processa Oracle tentando impedir takeover hostil
2003-06-06 - Oracle faz proposta de aquisição à PeopleSoft no valor de 5,1 mil milhões de dólares