A Oracle anunciou na semana passada a sua maior aquisição de sempre, numa jogada que permitirá à empresa acelerar o crescimento do negócio de infraestruturas cloud e ganhar destaque num mercado em forte crescimento, o da saúde.

A gigante do software chegou a acordo para a aquisição da Cerner, uma empresa que desenvolve soluções de software para registos médicos eletrónicos, com uma quota de mercado importante neste segmento, que rondará os 25% nos Estados Unidos.

Pela Cerner a Oracle vai pagar 28,3 mil milhões de dólares (cerca de 25 mil milhões de euros), em dinheiro, que representam 95 dólares por ação. O negócio é visto como uma forma de acelerar o negócio da Oracle, num mercado que está a acelerar investimentos na cloud.

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A favorecer desta expansão, como sublinha o The New York Times, está o facto do software da Cerner assentar em bases de dados da Oracle. Outro argumento para que venha a ser um impulsionador do crescimento da empresa nos próximos anos é a possibilidade de vir a melhorar as funcionalidades do software com as ferramentas de inteligência artificial da Oracle, no reconhecimento de voz, por exemplo.

"É uma jogada inteligente da Oracle. Cimenta a tecnologia Oracle ainda mais profundamente nos cuidados de saúde e traz muita carga de trabalho atual e especialmente futura para a Oracle Cloud. Para não mencionar que a Oracle está a comprar na maior e mais rápida indústria vertical em crescimento", frisou ao Tech Crunch Holger Mueller, analista da Constellation Research.

A CEO da Oracle, Safra Catz, tem a mesma expectativa: "a Cerner será um enorme motor de crescimento de receitas adicionais durante os próximos anos, à medida que expandirmos o seu negócio para muitos mais países em todo o mundo”. A responsável explica ainda que “esta é exatamente a estratégia de crescimento que adotámos quando comprámos a NetSuite, excepto que a oportunidade de receitas da Cerner é ainda maior".

Na mesma corrida está a Microsoft, segundo fornecedor mundial destas soluções, atrás da Amazon, que em abril pagou 19,7 mil milhões de dólares pela Nuance Communications, um dos maiores fornecedores de soluções de reconhecimento de voz usadas em hospitais e serviços de saúde.