A Rovio está a ser vítima da concorrência feroz que se está a instalar nos dispositivos móveis: se no início da proliferação dos smartphones os Angry Birds dominavam por larga margem, agora o interesse dos consumidores são outros.

E por este mesmo motivo o estúdio finlandês está a passar por algumas dificuldades - depois de já ter despedido 130 pessoas em 2014, a empresa apresentou agora uma quebra de 73% nos lucros, reporta a Reuters.

Os problemas não estão aparentemente nos jogos - segmento no qual a Rovio viu as receitas aumentarem 16% entre 2013 e 2014, lembrando-se no entanto que a empresa tem agora um leque mais variado de títulos, incluindo uma versão alternativa do Flappy Bird.

A questão estará nas menores receitas relacionadas com merchandising e na incapacidade que a empresa teve em fazer receitas com os Telepods - figuras físicas que interagem com os dispositivos móveis e as aplicações. Um exemplo oposto, dado por um analista ouvido ela Reuters, fala no sucesso das figuras Amiibo conseguido pela Nintendo.

Ao todo a Rovio faturou 158 milhões de euros em 2014, uma quebra de 9% relativamente ao ano transato. Os analistas acreditam que a empresa não soube acompanhar a tendência dos títulos freemium e que conquistaram não só as lojas de aplicações como os utilizadores - basta dar o exemplo do jogo Candy Crush. Já os lucros baixaram de 36,5 milhões para 10 milhões de euros.

Agora as atenções da Rovio estão viradas para o filme sobre os Angry Birds que tem estreia marcada para maio de 2016. A empresa vai gastar 80 milhões de euros no desenvolvimento do projeto, mas o custo total ascenderá aos 160 milhões, com a Sony a comprometer-se a financiar a restante parte relacionada com despesas de marketing.

Além dos resultados de bilheteiras, a empresa finlandesa espera que o possível sucesso do filme volte a despertar interesse dos consumidores na marca Angry Birds e traga de novo mais consumo ao merchandising da marca.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.