O mercado nacional de serviços de outsourcing de Tecnologias de Informação (TI) deverá crescer a uma taxa média anual de 5,5 por cento entre 2008 e 2012, valor que o transforma num dos segmentos com maior potencial de evolução para os próximos anos.
destaque.

De acordo com a recente análise do impacto da crise financeira no mercado nacional de TIC e com o estudo "Outsourcing de TI & BPO: Sondagem e Previsões, 2007 - 2012", da IDC, o sector representa cerca de 20 por cento do mercado, sendo actualmente aquele que regista maior crescimento no mercado nacional de serviços de TI, que globalmente deverá crescer a uma taxa média anual de 4,1 por cento entre 2008 e 2012.

No conjunto de categorias de serviços prestados na área do outsourcing, o hosting de infra-estruturas e a gestão de aplicações são aquelas que, segundo a IDC, apresentam maior potencial.

"O clima económico exigente veio sublinhar as vantagens e acelerar o crescimento do outsourcing", considera Gabriel Coimbra, director para a área de consultoria e investigação da IDC.

Apesar de ser o segmento do mercado de serviços de TI com maior potencial, o estudo mostra que as taxas de crescimento do outsourcing já apresentam um abrandamento devido aos níveis de maturidade nas grandes organizações, verificando-se também uma redução da dimensão dos contratos, resultado de índices crescentes de exigência.

A análise da IDC destaca ainda a emergência de fornecedores indianos de serviços com uma oferta crescentemente sofisticada e a especialização vertical dos fornecedores em função da competência e do histórico de projectos.

O estudo foi desenvolvido com base numa sondagem realizada junto de uma amostra de 173 empresas, representativa das 2.000 maiores organizações portuguesas, incluindo o sector financeiro e a Administração Pública, assim como na informação recolhida junto dos principais fornecedores de outsourcing de TI em Portugal.