A Overture Services, companhia que vende anúncios que acompanham e se assemelham aos resultados das pesquisas na Web, anunciou ontem que adquiriu o AltaVista, um dos motores de busca pioneiros da Web, por uma quantia de 140 milhões de dólares em acções e dinheiro.



Até agora, o AltaVista era detido pela holding de Internet CMGI, que o comprou à Compaq em 1999 por 2,3 mil milhões de dólares. Por sua vez, esta fabricante de informática adquiriu o motor de busca como parte do negócio da compra da Digital Equipment Corporation, que criou o AltaVista como um projecto de demonstração das suas tecnologias.



Este negócio posiciona a Overture em concorrência directa com o Google, que nos últimos anos se tornou no motor de pesquisa mais utilizado da Web, tendo ultrapassado os seus rivais mediante o recurso a tecnologia que permite vasculhar rapidamente milhares de milhões de páginas Web para encontrar aquelas que são mais relevantes para a frase ou palavra introduzida pelo utilizador.



Ao longo do último ano, o Google tornou-se numa potencial ameaça para a Overture ao vender anúncios relacionados com as pesquisas, tendo até conquistado o maior cliente da rival, a America Online, oferecendo uma combinação de resultados tradicionais de busca com publicidade relativa às pesquisas dos utilizadores.



O Yahoo!, que em tempos foi o primeiro site de pesquisa na Web antes da ascenção do Google, tinha utilizado este para o seu motor de pesquisa e a Overture para publicidade relacionada com buscas. Contudo, em Dezembro decidiu adquirir a Inktomi, outra companhia especializada em tecnologia de pesquisa na Web, por 235 milhões de dólares.



Os anúncios comercializados pela Overture e pelo Google são habitualmente colocados em cima ou ao lado dos resultados da pesquisa na Web, com um tipo de letra semelhante mas identificados como se tratando de publicidade. A Overture cobra uma taxa ao anunciante de cada vez que os utilizadores clicam num link para o seu site. Os anunciantes que oferecem mais dinheiro por cada click aparecem nos primeiros lugares.



De acordo com os responsáveis da companhia, a Overture irá manter em funcionamento o site AltaVista.com, pretendendo utilizá-lo para testar novas tecnologias, embora tenham salientado que o principal objectivo da transacção consistiu em obter o controlo sobre a tecnologia de pesquisa e o quadro de pessoal técnico do AltaVista composta por 100 funcionários. Escusaram-se, contudo, a adiantar o número de empregados da companhia a quem serão oferecidos postos de trabalho.


Notícias Relacionadas:

2002-12-27 - Yahoo compra Inktomi para reforçar pesquisa

2002-11-13 - AltaVista renovado com interface mais focado no motor de busca

2002-04-08 - Overture processa Google alegando violação de patente

2002-02-20 - Google lista sites de anunciantes com base num sistema pago

2001-11-14 - Yahoo! integra serviço de resultados de pesquisa pagos da Overture

2001-09-11 - GoTo transforma-se em Overture

2001-06-12 - AltaVista lança serviço de busca para as empresas