
O sistema informático do Fisco está a ter dificuldades em conseguir dar resposta ao grande número de portugueses que estão a acorrer às repartições das Finanças para regularizar o selo automóvel. A Autoridade Tributária emitiu nos últimos dias cerca de 1,8 milhões de avisos relativos à falta de pagamentos desde o ano de 2009, situação que está a causar o bloqueio do sistema.
Segundo declarações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Impostos, Paulo Ralha, à Renascença e Jornal de Negócios, na sexta-feira dia 14 de junho, na segunda-feira 17 de junho e ainda na manhã de hoje, 18 de junho, o sistema informático das Finanças tem sofrido bloqueios que impedem o processamento dos pagamentos do Imposto Único de Circulação.
A inoperância da estrutura informática nos últimos dias tem levado ao acumular de filas em várias repartições das finanças e tem causado situações de grande tensão. Como ainda existem mais de dois milhões de notificações para serem enviadas, é de prever que a situação se mantenha nos próximos dias.
O TeK contactou o Sindicato dos Trabalhadores de Impostos para saber se o sistema informático já está a responder ao volume de acessos e pedidos de informação, mas não obteve uma resposta oficial.
A regularização do selo automóvel pode ser feita no Portal das Finanças, mas o facto de os portugueses estarem a ser convocados para uma audiência prévia onde podem atestar no prazo de três dias que o veículo já não está em seu nome - se for esse o caso -, anulando o aviso e corrigindo a base de dados, está a levar a maior parte das pessoas ao atendimento nas repartições das Finanças.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários