Os novos televisores Smart TV e 4K que a marca acaba de apresentar na convenção anual em Amesterdão serão os “ponta de lança” para um ano que a Panasonic espera ser positivo, impulsionado pela procura deste tipo de equipamentos que se preconiza antes do Mundial de Futebol.

Luis Caldas revelou ao TeK expetativas positivas em relação a adesão dos utilizadores aos ecrãs UHD, e à maior qualidade de imagem, mas mesmo assim é cauteloso, lembrando que ainda depende da geração de conteúdos desta qualidade, que está a ser dinamizada pelos utilizadores com máquinas fotográficas e de vídeo e não do lado da indústria.

O crescimento das vendas na altura do mundial poderá ser também uma ajuda para a redução de preços dos televisores 4K, que para já rondam os 2.300 euros para ecrãs de 50 polegadas, mas a maior aposta é feita nas linhas de Smart TV com novas funcionalidades de partilha de conteúdos e interface de utilização.

“Temos uma quota de mercado de 10,6% nas Smart TV e esta é uma das áreas onde estamos a investir mais”, explica.

Na fotografia em 4K, com as novas máquinas Lumix agora apresentadas, o mercado tem ainda um processo de conhecimento pela frente, mas já há interesse da parte de alguns utilizadores com características muito específicas que reconhecem a qualidade e interesse destes novos formatos.

Também a área de telefones DECT continua a revelar-se bastante dinâmica em Portugal, com o interesse renovado dos utilizadores por telefones fixos em resposta ao investimento das operadoras no triple e quadruple play, adiantou o director geral da subsidiária portuguesa.

O alargamento da presença de outras linhas de produtos, como as linhas de eletrodomésticos, está também a evoluir e a marca tem já um acordo de parceria com uma cadeia de distribuição em Portugal.

“Estamos a trabalhar a criação de uma marca mais global da Panasonic, segmentando as categorias estratégicas por parcerias. Temos que mostrar que a Panasonic tem mais para oferecer do que apenas as gamas de áudio e de vídeo”, justifica Luis Caldas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico