O isolamento devido à pandemia de COVID-19 significou a procura de novas formas de entretenimento, com os serviços de streaming como a Netflix a dispararem, mas também os videojogos para smartphones. Segundo dados da Sensor Tower, o mercado mobile disparou, registando nos primeiros três meses do ano o seu melhor trimestre de sempre: mais de 13 mil milhões de instalações da App Store e Google Play. Em comparação, o registo foi de mais de dois mil milhões de downloads superior aos números registados no terceiro trimestre de 2019, até então o recorde.

Em termos de crescimento, na App Store o crescimento foi de 35% no primeiro trimestre de 2020, face ao mesmo período do ano passado, para 3 mil milhões de downloads; enquanto que na Google Play, o crescimento foi de 38%, com 10,3 mil milhões de instalações. Ou seja, um recorde absoluto para ambas as lojas de aplicações.

tek Sensor Tower

Os números do segundo trimestre de 2020 não estão a abrandar. Se em março foram feitos 5,1 mil milhões de downloads nas duas lojas, num crescimento de 24% de mês para mês, há um crescimento mais evidente em abril, que registou 5,5 mil milhões somados, num crescimento de 8% face ao mês anterior. Resta saber se com o desconfinamento os números mantêm-se ou se vai haver uma “normalização” dos valores.

As estatísticas mostram que a Índia foi o país onde se registou o maior crescimento, com 966 milhões de downloads, apenas em abril, num crescimento de 29% face a março e 92% quando comparado com janeiro. Segue-se os Estados Unidos com 527 milhões de downloads e a China, que obteve o seu pico em fevereiro durante o isolamento, com 284,3 milhões de instalações. Com o regresso à normalidade os números do mercado chinês baixaram 33%, tendo sido registados 190,7 milhões de downloads em abril.

Já no que diz respeito a gastos, a nível global, os jogos geraram cerca de 5,8 mil milhões de dólares numa estimativa global, em março, uma subida de 8% face a fevereiro. Em abril houve outro crescimento, de 10% face ao mês anterior, em 6,4 mil milhões de dólares. Os especialistas referem que a taxa de crescimento das receitas em abril foi superior à registada dos downloads, algo que já não acontecia desde 2014.

tek Sensor Tower
Jogos com mais receitas em abril de 2020.

Quanto aos jogos que mais faturaram destaca-se PUBG Mobile e Honor of Kings, dois títulos do catálogo da chinesa Tencent, com receitas de 225,2 milhões e 156 milhões de dólares. O pódio geral é fechado pelo Roblox que continua a manter-se popular a nível mundial, com 96 milhões de dólares de receitas, num crescimento de 37,4% face ao mês anterior.

Curiosamente Fortnite, que estava desaparecido do Top 10, mais precisamente no 21º dos que mais faturou em março, viu um crescimento de 90% em abril, resultando em 44,3 milhões de dólares nas versões mobile. Muito se deveu ao concerto Astronomical do artista de Rap, Travis Scott.

Já o jogo com mais downloads do período analisado chama-se Save the Girl, um jogo casual, que obteve 50,2 milhões de downloads. No pódio constam ainda Gardenscapes com 37,7 milhões de downloads e em terceiro PUBG Mobile.

tek Sensor Tower
Jogos com mais downloads durante abril de 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.