A multinacional francesa Altran estabeleceu uma parceria com a Vodafone Portugal para codesenvolver a área de inteligência artificial (IA) e data science. A parceria arranca este mês e pretende "criar eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes do operador".

No comunicado enviado às redações esta quarta-feira, a Altran prevê "aumentar as competências e know-how das duas empresas em AI", nesta que diz ser uma parceria que vem reforçar uma colaboração iniciada entre as duas empresas em 2014, nas áreas de qualidade de serviço e de experiência de clientes empresariais e particulares.

Na prática, este acordo deverá incluir a criação de uma prática centralizada de IA, com incidência em cloud, machine learning e automation.

O CTO da Vodafone Portugal defende que esta parceria representa uma oportunidade para o operador de telecomunicações trabalhar em prol de um "serviço mais eficiente". Como exemplos, João Nascimento refere a deteção mais célere de problemas e a antecipação de eventuais anomalias, numa altura em que o COO da Altran Portugal considera que "nunca houve condições tecnológicas tão favoráveis para se explorar o IA & Data Science como agora".

Já no início deste ano, a IBM e a Vodafone uniram-se para desenvolver soluções de IA e 5G. Neste caso, o objetivo passa por apoiar as empresas europeias a aceder de forma mais rápida a soluções inovadoras, com o objetivo de as preparar para as novidades do mundo digital, nos diferentes setores de negócio.