A fornecedora de serviços de eBusiness e soluções Web Webmaster deu hoje a conhecer os primeiros resultados de uma parceria estabelecida com a empresa de software Intelidata. Trata-se do lançamento no mercado nacional de uma solução de gestão de conteúdos denominada Schima Premium. Numa primeira fase de exploração das capacidades do mercado nacional o alvo são as empresas de maior dimensão e que facturem mais de 100 milhões de euros.



A primeira versão da Schima é, assim, dirigida às grandes empresas, mas mais à frente será lançada uma versão para PMEs e outra destinada a entidades governamentais. De salientar, que esta solução permite que os conteúdos sejam divulgados através de vários suportes, como a televisão interactiva, telemóveis WAP ou PDAs.



Para Neville Suzman, director executivo da Intelidata, a Europa está atrasada em relação aos seus concorrentes norte-americanos, nomeadamente no que toca ao modo como desenvolve os seus processos de negócio e partilha de informação estando neste momento a transitar de uma economia baseada nos produtos para uma sociedade de serviços, onde entram as soluções da Intelidata.



João Botelheiro, administrador da Ion Consulting que trabalha com a Webmaster na área da consultoria, chama a atenção para a necessidade de analisar a forma como as pessoas encaram a informação que se disponibiliza, e para o facto de neste momento o cliente ser o mandatário do mercado e não as empresas. O mercado tem neste momento características únicas e as grandes empresas enfrentam dificuldades na atribuição dos seus orçamentos, nomeadamente, para adquirir soluções de gestão de conteúdos. Desta forma, este responsável salientou que a solução Schima é lançada numa altura propícia e que o seu custo faz dela um produto pronto para enfrentar a concorrência.



A plataforma Schima Premium, certificada pela Microsoft, pode actuar na área do contacto directo com o cliente e com a própria organização de forma fluída e segmentada através dos mais variados canais. O tempo de instalação da solução nas empresas clientes será de 3 a 4 semanas.



Funcionalidades multicanal, facilidade no planeamento de campanhas de publicidade, um caching que permite a memorização de um conjunto de interfaces, tudo associado a uma curva de aprendizagem ascendente faz desta solução um "elo agregador das diferentes área de uma empresa na gestão de conteúdos", esclarece João Botelheiro.



Quanto à concorrência ela é, basicamente, internacional – que tem a desvantagem de apresentar produtos normalmente muito dispendiosos – já que não existe outra solução com os atributos da Schima em Portugal, afirma João Botelheiro. Outra vantagem será o facto de ser construída em território nacional, embora com competências internacionais, ou seja, elimina-se por exemplo a necessidade de um consultor estrangeiro para a sua instalação.



Quanto à questão da parceria propriamente dita, a Intelidata fica encarregue do desenvolvimento da solução, a Webmaster da comercialização e a Ion da área da consultoria. Esta parceria vai estender-se posteriormente à Espanha, dado a proximidade do mercado, e ao Brasil, um mercado que consideram mais receptivo à "webização" dos processos organizativos.



Dinamizar os processos empresariais evitando o congestionamento dos canais e melhorando os níveis de produtividade é o principal objectivo da solução Schima que, segundo os seus responsáveis, também se adapta às exigência dos processos de e-learning, comércio electrónico, teletrabalho e, em jeito de preparação para o futuro, dos conteúdos pagos na Internet.



Após este lançamento, as previsões mais conservadoras da Webmaster para 2003 apontam para a realização de um volume de negócios na ordem dos 1,5 milhões de euros.



Notícias Relacionadas:
2002-01-16 - Commerce Server 2002 da Microsoft já disponível para download

2001-11-27 - IBM e Vignette lançam pacote para e-business

2001-08-03 - Microsoft entra no mercado de software de gestão de conteúdos online

2001-07-13 - Empresa portuguesa lança serviço autónomo de manutenção de sites