Em Portugal entrou em testes na semana passada, mas hoje deu-se mais um passo importante para o certificado digital europeu Covid, conhecido como o Passaporte Verde: sete países da União Europeia já estão a operar o sistema técnico. Já é possível verificar os certificados num formato seguro e privado na Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Croácia, Polónia e República Checa.

Estes sete Estados-membros decidiram avançar e ligar-se à gateway, e a emitir os primeiros certificados europeus. Os restantes países preferem ficar à espera que todas as funcionalidades sejam introduzidas a nível nacional. No entanto, espera-se que os restantes países comecem a juntar-se nos próximos dias e semanas e até criou uma página com um mapa para que se possa consultar todos os detalhes sobre o Passaporte Verde e o estado de emissão do mesmo pelos países da Europa.

certificado verde digital mapa

No mapa, para além dos sete países destacados como conectados ao sistema europeu e a passar o certificado, praticamente os restantes países da União Europeia está tecnicamente preparados para se ligarem à Gateway, incluindo Portugal. Apenas alguns países do Leste da Europa e no Norte ainda estão estão em fase de testes técnicos.

De recordar que este certificado foi criado para facilitar as viagens dos cidadãos entre os Estados-membros da União Europeia, mas também de outros países exteriores. O certificado vem assim baixar as barreiras dos requisitos nos planos de viagem de verão para as férias, tais como isolamentos forçados nos locais de destino ou obrigação de testes.

Como funciona o Passaporte Verde que vai permitir a livre circulação na Europa durante o verão?
Como funciona o Passaporte Verde que vai permitir a livre circulação na Europa durante o verão?
Ver artigo

O Certificado Digital Europeu COVID será gratuito, seguro e acessível a todos. É ainda referido que a emissão do documento deve ser de fácil obtenção, e com efeitos retroativos, ou seja, deverá estar também disponível para pessoas que tenham sido vacinadas antes da entrada em vigor do Certificado Digital Europeu COVID. O regulamento está marcado para começar no dia 1 de julho, com um período de adaptação de seis semanas para que os Estados-membros que necessitem de tempo adicional.

Veja na galeria algumas imagens de como é o Passaporte Verde:

O SAPO TEK elaborou um documento com as principais perguntas e respostas sobre o Passaporte Verde, que pode consultar aqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.