A Automattic, empresa responsável pela plataforma WordPress, anunciou o lançamento da mais recente integração da plataforma: o botão dedicado a vendas através do Paypal. Desta forma, qualquer utilizador Premium ou empresarial pode colocar items à venda recorrendo a "meia dúzia" de cliques.

O botão de pagamento funciona de forma muito simples e surge juntos às restantes funcionalidades multimédia que a plataforma oferece aos utilizadores. Os custos associados aos negócios realizados através do Paypal são da responsabilidade da empresa e não se alteram com a integração no WordPress.

Depois do botão ser introduzido no artigo, o utilizador terá de completar a informação sobre o que está, efetivamente, a vender - nome, descrição, preço e fotografia do artigo. Deve também indicar o endereço Paypal para onde o pagamento deve ser transferido.

Do lado do utilizador que decide comprar algum item através deste método o processo será o já conhecido por parte do Paypal, não sendo possível fugir ao padrão standart da empresa no processo de checkout. Este é o único ponto que não pode ser personalizado. A funcionalidade deve chegar a todos os utilizadores de forma progressiva consoante a região e a língua de cada local.

Recentemente o WordPress começou a permitir a integração de plugins de terceiros e, agora, deu mais um grande passo para se destacar da concorrência. Esta é uma funcionalidade que, certamente, vai facilitar a vida a muitos bloggers e mesmo a empresas que queira aproveitar melhor a plataforma para fazer e gerir negócios.