As vendas de PDAs em 2004 diminuíram de 10 para 8,7 milhões e as previsões para os próximos anos também não são animadoras, alerta um estudo da In-Stat. A empresa de estudos de mercado prevê que entre 2004 e 2009 este segmento apresente uma taxa de crescimento negativa de 21,5 por cento ao ano.



Em 2009, as vendas deverão ser dominadas por dispositivos dirigidos a mercados verticais e produtos para segmentos baixos, uma evolução que está directamente relacionada com o sucesso de alternativas como os smartphones e leitores de música portáteis.



O estudo enumera um conjunto de outras tendências como um direccionamento cada vez mais acentuado para nichos de mercado e o reforço de funcionalidades empresariais como o GPS.



Ao nível do design é expectável que os PDAs se aproximem dos smartphones, o mesmo deve acontecer nas opções de acesso à Internet disponibilizadas, como Wi-Fi e bluetooth.



Notícias Relacionadas:

2005-02-05 - PDAs continuam a perder mercado

2004-04-01 - Terminais móveis inteligentes podem comportar riscos de segurança para as empresas