No âmbito da remodelação que levou à entrada de três ministros, são substituídos oito secretários de Estado, para um elenco de 19 governantes no cargo, 11 dos quais são reconduzidos. Os novos secretários de Estado tomam hoje posse às 15 horas, numa cerimónia no Palácio de Belém, em Lisboa, conduzida pelo Presidente da República.

As mudanças já foram oficializadas ontem na página da Presidência da República e também no site do Governo.

Já antes da oficialização dos novos nomes se especulava sobre a saída de Franquelim Alves do cargo de secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, que tinha sido conduzido no cargo em Fevereiro, substituindo Carlos Oliveira, o primeiro secretário de Estado a assumir o cargo depois da eleição do Governo de Passos Coelho. A pasta é tutelada pelo novo ministro da Economia, António Pires de Lima.

Franquelim Alves abandona o Ministério da Economia com Álvaro Santos Pereira e não fará parte da equipa de António Pires de Lima. Recorde-se que a sua nomeação foi polémica devido à sua anterior ligação ao Banco Português de Negócios, através do cargo de administrador que teve no grupo que controlava o banco.

Entre os novos secretários de Estado contam-se ainda Leonardo Bandeira de Melo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia; Miguel de Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza; José Alberto Nunes Ferreira Gomes, secretário de Estado do Ensino Superior; Agostinho Correia Branquinho, secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social; Octávio Félix de Oliveira, secretário de Estado do Emprego; Luís Campos Ferreira, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação; e Bruno Maçães, secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.