As tecnologias autónomas têm evoluído, dando lugar a novas possibilidades e com elas vêm novos modelos de negócio. Na Volocopter ainda não há serviço comercial de táxis voadores para oferecer, mas já se garantem outro tipo de “infraestruturas”: já há certificações, nomeadamente para operar a aeronave, e “Voloport”, o heliporto indoor de onde os veículos vão “arrancar” e pousar.

“Os táxis voadores são uma realidade e não ficção”, garantiu Alexander Zosel, fundador da Volocopter, a partir do palco Auto/Tech & TalkRobot, adiantando que a empresa pretende lançar o seu serviço “entre dois a três anos”, em pelo menos duas cidades em simultâneo. Estão na calha locais como Singapura, Dubai ou Londres, mas também a Alemanha, país de origem da empresa.

Para investir no Espaço não tem de ser engenheiro aeroespacial

Takeshi Hakamada é fundador e CEO da japonesa ispace, que está a desenvolver um veiculo robótico de exploração lunar, e foi ao palco Auto/Tech & TalkRobot falar sobre oportunidades de negócio para empresas não-espaciais que pretendam entrar no negócio do espaço.

A ispace já reuniu mais de 90 milhões de dólares e a maioria dos seus investidores vem de outras áreas, assim como outros parceiros de negócio. Entre eles está a Suzuki e a Citizen.

Takeshi Hakamada destacou o potencial deste novo mercado e defendeu que o segredo do negócio passa, efetivamente, pelas parcerias com empresas não-espaciais, de áreas que podem ir desde a industría farmacêutica à logística, passando pela saúde, a IA e as telecomunicações.

Nada a declarar contra a economia partilha, pelo contrário

Os responsáveis da FAIR e da Getaround partilharam o palco Auto/Tech & TalkRobot para falar do lado negro da “sharing economy”, mas não havia nada de mal para dizer.

“A economia partilhada é sobre não ter uma dívida de morte para comprar uma coisa ou para ter acesso a uma coisa”, alegou Scott Painter, fundador e chairman da FAIR. “É sobre dar às pessoas aquilo que querem, no momento em que querem ou precisam”, completou e Sam Zaid, CEO da Getaround.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.